sábado, 25 de agosto de 2012

Hora de Aventura




Hora de Aventura com Finn e Jake é um desenho que foi desenvolvido para adolescentes na faixa dos 12 anos. Inesperadamente fez muito sucesso entre os mais velhos e possui uma legião de fãs de todas as idades. Sucesso de crítica e comercial, a estória possui um gênero fantástico, non-sense e surreal, com bom humor e aventura.

A série foi criada pelo cartunista Pendleton Ward (As Trapalhadas de Flapjack) e roteirizada pelo diretor Derek Drimon (Bob Esponja e A Vida Moderna de Rocko), baseada no curta animado "Adventure Time", que era parte do desenho Random! Cartoons da Frederator Studios para a Nickelodeon.


Finn (o garoto humano) e Jake (o cão) percorrem um continente fictício chamado "Terra de Ooo" envolvendo-se em aventuras fantásticas, salvando princesas e ajudando a todos que precisam.
As histórias ocorrem neste mundo pós-apocalíptico depois de um grande e importante evento chamado "A Grande Guerra dos Cogumelos". Embora não seja explicitamente revelado, acredita-se que a Terra de Ooo seja a Terra real, destruída após umaguerra nuclear, criando todas as criaturas que nela habitam (talvez por mutações genéticas provenientes da radiação).
Vários episódios dão indícios desta teoria: em "Oceanos de Medo"onde um tanque de guerra pode ser visto em um pequeno pedaço de terra ou mais tarde, quando Finn e Jake mergulham e vários automóveis podem ser vistos no fundo do oceano. No episódio "Hora de Negócios" vários objetos como meias, bicicletas e TVs são encontrados congelados em icebergs. Em "Você de Verdade" quando Finn usa os óculos de Nerdicon, o planeta Terra pode ser brevemente visto do espaço, com um grande pedaço faltando, que provavelmente foi destruído na Grande Guerra dos Cogumelos. Vários cenários em diversos episódios se passam em lugares destruídos, "rios" de lixo e com criaturas modificadas. E, além disso, como o próprio nome já diz, "Guerra dos Cogumelos" indicam nuvens de cogumelo resultante de uma explosão nuclear.
Além disso, nos créditos iniciais, podemos ver ruínas e pilhas de entulhos que contêm coisas como carros, TVs e algumas bombas nucleares não detonadas.

Personagens Principais
Finn
(voz de Jeremy Shada nos EUA, Luciano Monteiro no Brasil) - Finn é um garoto humano de 13 anos (na segunda temporada e 14 na terceira) que adora derrotar as forças do mal sendo hábil em várias formas de combate. Usa um chapéu auto-proclamado "Incrivel", que esconde seus longos cabelos loiros (que ele corta no episódio "Cortar um Cabelo de Mulher" e são vistos crescerem novamente nos episódios seguintes).
Além de ter um desejo de aventura e sempre ajudar quem precisa, não se preocupando com o tamanho do problema, Finn é conhecido por ser péssimo em matemática. Nota-se que ele gosta do assunto por utilizar exclamações como "matemático!" e "algébrico!" durante suas falas. Foi encontrado ainda bebê pelos pais de Jake, que o cuidaram desde então, conforme mostrado no episódio "Memórias da Montanha Boom Boom". Ele demonstra gostar da Princesa Jujuba, mas tenta esconder isso. Finn sofre de "talassofobia" conforme explicado no episódio "Oceanos de Medo".
Jake
(voz de John DiMaggio nos EUA, Eduardo Borgerth no Brasil) - Jake é um cachorro mágico de 4 anos (28, em anos de cachorro mágico). É um bulldog amarelo e melhor amigo de Finn e uma grande aventureiro graças a seus poderes, que ganhou quando ainda era um filhote, brincando em uma poça de lama mágica. Ele é capaz de esticar e encolher qualquer parte de seu corpo além de moldá-lo em qualquer formato que desejar. Seus poderes ajudam Finn consideravelmente em combate ou são usados apenas como formas de expressão jovial.
Atuando como uma bússola moral para seu amigo energético (embora tenha uma tendência a dar conselhos um tanto superficiais), Jake tem uma atitude descontraída para a maioria das situações, mas gosta de aventura e lutará quando for preciso. Ele é namorado de Lady Iris, a quem ele conheceu no episódio piloto. Mostra-se bastante hábil em tocar violino.
Personagens secundários
§  Princesa Jujuba (voz de Hynden Walch nos EUA, Pâmela Rodrigues no Brasil) - Princesa Jujuba é um ser feito de bala de goma e DNA humano (na série original ela é composta de chiclete), tem 18 anos e é a princesa do Reino Doce, cujos habitantes são todos feitos de doces mas tem sentimentos ou, como Finn se refere, "tem sonhos". Ela é incrivelmente inteligente e tem muito interesse pela ciência, além de falar alemão. Tem sido demonstrado em vários episódios que Finn tem uma queda por ela, mas é muito tímido para admitir, embora no episódio "Recuo Mortal" ele admita que gosta "muito" dela. Ela é, normalmente, muito gentil e bem-educada, mas seu temperamento pode ser uma força poderosa quando provocado. Em "Vem Comigo" Marceline revela que o primeiro nome da princasa Jujuba é Bonnibel.. Em "Recuo Mortal" Princesa Jujuba é acidentalmente despedaçada mas os médicos não tem jujuba suficiente para moldá-la e ela passa a ter 13 anos novamente. Mais tarde em "Jovem Demais" ela volta a ter 18 anos pois absorve as partes que seus amigos doces lhe deram. Nos episódios Jovem Demais e Burning Low, ela demonstra gostar de Finn.
§  Lady Íris (voz de Niki Yang nos EUA, Miriam Ficher no Brasil) - Lady Íris é a leal companheira da Princesa Jujuba, uma criatura metade arco-íris, metade unicórnio e fala coreano. Ela mostra ter um amor por violino como visto no episódio piloto, onde ela conhece Jake. Assim como seu povo, ela tem poderes de mutação de cor e, como seus pais, adora cães (diferente do seu povo) pois as duas raças têm lutado ao longo da dimensão de cristal durante séculos.
§  Rei Gelado (voz de Tom Kenny nos EUA, Jorge Vasconcelos no Brasil) - Rei Gelado é o principal antagonista da série. Um velho solitário com cerca de 1000 anos de idade, mandante sociopata do Reino Gelado que é obcecado em capturar princesas na esperança de que uma delas seja sua esposa, até ameaçando-as de morte caso se recusem. A Princesa Jujuba é seu principal alvo. Ele é mostrado, no entanto, tendo companheirismo com os pinguins, neve e animais de gelo que povoam o Reino. Ele também adoraninjas, como mostrado no episódio "Câmara das Lanças Congeladas" além de ser mestre na arte marcial de "Frijitsu", uma técnica que invoca o poder do gelo. Seus poderes mágicos (congelamento principalmente, lançando seus raios congelados, convocando seus monstros de gelo e voando com sua barba) resultam exclusivamente da coroa mágica que repousa sobre sua cabeça. Em um episódio ele perdeu temporariamente o seu coração, que se tornou o seu próprio personagem: Ricardio, o Coração. As origens do Rei Gelado são contadas em "Segredos de Holly Jolly" quando vários vídeos caseiros seus vão parar nas mãos de Finn. Ele era originalmente um antiquário chamado Simon Petrikov que estava gravando um documentário sobre uma coroa que ele havia comprado de um antigo estivador no norte da Escandinávia, bem antes da Guerra dos Cogumelos. Ao usar a coroa, Petrikov começa gradativamente a enlouquecer e a ter visões alucinadas, acabando por perder sua noiva Betty em seguida. Este é o motivo da sua necessidade subconsciente de raptar princesas, e da deterioração de sua mente e corpo ao longo dos anos até o seu estado atual.
§  Marceline (voz de Olivia Olson nos EUA, Adriana Torres no Brasil) - Marceline é conhecida como a Rainha dos Vampiros, uma garota vampiro com 1000 anos de idade. Ela não é como a maioria dos vampiros que se alimentam de sangue, ela se alimenta da cor vermelha, sugando-a dos objetos, como visto no episódio "Criado" onde Finn a ajuda a se alimentar da cor de uma gravata borboleta vermelha. Mas como um vampiro tradicional, Marceline é vulnerável à luz solar sendo capaz, também, de se transformar em um morcego antropomórfico variando em tamanho. Marceline tem um temperamento explosivo, muitas vezes amorosa e bricalhona, adorando pregar peças nos outros. Ela é amiga próxima de Jake e Finn, mas muitas vezes deixa os seus interesses virem antes dos de seus amigos. Ela toca um contrabaixo elétrico feito a partir de um machado de guerra que era herança de família, como visto em "Veio da Noitosfera". Ela parece ser ambidestra pois toca seu instrumento com ambas as mãos. Os dois ferimentos em seu pescoço levam a crer que ela já fora humana. Ela é uma sobrevivente da "Guerra de Cogumelos", como mostrado em "Memória de uma Memória", onde uma viagem na mente de Marceline mostra-a como uma criança vagando nos arredores de uma cidade destruída. Embora Marceline tenha muitas coisas em comum com Finn provocando-o apenas para se divertir, em "Vem Comigo" foi confirmado que os dois não gostam um do outro em um sentido romântico.
§  Lich - É simplesmente a criatura mais maléfica e cruel que já habitou a terra de Ooo, porém ficou muito tempo congelado em uma caverna secreta após ter perdido uma batalha para o lendário Billy o guerreiro. Na segunda temporada Lich, mesmo congelado, começa a dar sinais de que está voltando. Preocupadíssima com a situação, Princesa Jujuba leva Finn e Jake até o local, mas antes coloca uma espécie de joia na cabeça de cada um para não permitir que o terrível mago penetre em suas mentes, porém, "O Caracol" surge de dentro da mochila de Finn e, com sua mente sendo controlada, acaba libertando Lich, que posteriormente é "derrotado" por Finn, mas logo é revelado que sua alma possuíra o corpo de Jujuba, que mais tarde também é libertada. A segunda temporada encerra-se com a revelação de que Lich possuiu o corpo de "O Caracol" e este está sob seu comando.
§  The Snail (O Caracol) - O pequeno animal está presente em quase todos os episódios de Adveture Time, com exceção de dois na primeira temporada. Sua existência é inexplicada. "O Caracol" aparece sempre em algum momento do episódio, frequentemente em locais que não são o foco principal da cena, como no chão, nos cantos ou em lugares nem um pouco convencionais, por exemplo, na cabeça de algum personagem. Está sempre acenando para o telespectador, que é surpreendido com sua presença ou então como na maioria das vezes, nem o nota.
Personagens recorrentes
§  Princesa Caroço (voz de Pendleton Ward nos EUA, Hélio Ribeiro no Brasil) - A Princesa da Terra do Caroço (também conhecido como P.T.C.) é uma princesa que flutua como nuvens e é da dimensão da Terra do Caroço que é habitado por pessoas "Encaroçadas". Em geral, elas são conhecidas por serem mal-humoradas e rudes, usando a palavra "lump" no lugar de palavrões. O medidor de lumpynez de sua espécie pode ser transmitida através de mordidas, algo semelhante as regras de lobisomens. O único antídoto para a lumpynez é sentar-se em uma esfera particular lisa encontrada na Terra do Caroço antes do anoitecer.
§  Dona Tromba (voz de Polly Lou Livingston, Maria Helena Pader no Brasil) é uma pequena, verde e velha elefante amiga de Finn e Jake. Dona Tromba gosta de maçãs, mostrando uma habilidade excepcional para assar tortas de maçã. Além disso, durante seu episódio auto-intitulado, ela vai em uma aventura com Finn e Jake para encontrar e comer a melhor maçã da Terra de ó, a Maçã da Gema de Cristal. Após morder, ela desaparece no ar, fazendo Finn e Jake acharem que ela morreu, mas na verdade, ela foi Taleportada para a dimensão dos Homens Cristal onde se torna soberana deles, mas é salva por Jake em outro episódio. Durante o curso de sua aventura com Jake e Finn ela geralmente provou ser uma aventureira pobre, às vezes tentando usar seu charme para ajudar a derrotar os inimigos perigosos.
§  Beemo (ou BMO) (voz de Niki Yang, Charles Emmanuel no Brasil) é o videogame de Finn e Jake, em um episódio é mostrado que ele sabe andar, falar, dormir, se mexer e transportar pessoas para dentro de seus jogos,os lixos tóxicos devem ter criado vida nele
§  Mordomo Menta (voz de Steve Little, Pedro Eugênio no Brasil) é o faz-tudo da princesa Jujuba apesar de não ter aparições importantes em um episódio é revelado que é um amigo proximo da Morte.

E outros, como: Príncipe Flame, os Lobos, Suzana Forte, Cake e Fiona, Gunter e muito mais!

Características

Produção: Frederator Studios e Cartoon Network
Emissora Original: Cartoon Network 
País de Origem: Estados Unidos
Data de Estreia: 05 de abril de 2010
Estreia no Brasil: 08 de agosto de 2010

Temporadas: 4 (a 5ª já está em produção)
Episódios: 104 (93 já foram ao ar nos EUA e 78 no Brasil e vem mais por aí, pois cada temporada tem 26 episódios)

Tema de abertura: Adventure Time
Tema de encerramento: Island Song

Nome original: Adventure Time
Nome no Brasil: Hora de Aventura
Nome na Espanha: Hora de Aventuras
Nome na América Latina: Hora de Aventura
Na Itália, França e Alemanha, a série é conhecida pelo nome em inglês.

Bônus:
Imagens para o Desktop

Tema de Encerramento na Íntegra (Island Songs)

Encerramento



Abertura



Brasil


Episódio Especial: Fiona e Cake




Estados Unidos


Episódio Especial: Fiona e Cake


América Latina



Episódio Especial: Fiona e Cake

Espanha


França

Itália




Onde está o caracol?







Musicais

















Nenhum comentário: