domingo, 16 de novembro de 2008

O Fantástico Mundo de Bobby



Bobby Generic é um garoto de 4 anos, cheio de imaginação, que vive numa família muito engraçada, com seus irmãos adolescentes (Kelly e Derek), os pais amorosos (Howard e Martha) a tia Ruth e o Tio Ted, que sempre garantem diversão, o cachorro Roger e o bebês gêmeos .

Bobby começava o desenho se apresentando ao lado de Howie Mandel (seu pai), discutindo o tema do dia.

A história gira em torno do dia-a-dia da família de classe média, centrando os episódios em vários personagens e o destaque, é claro, é para as aventuras de Bobby e sua imaginação.

No Brasil, esse desenho foi o trunfo do SBT, para "bater de frente" com a TV Colosso, o sucesso dos anos 90.

Curiosidades

Criação: Howie Mandel

Distribuição: Fox

Lançamento: 1990

Final: 1998

Temporadas: 7

Episódios: 80

Nome no Brasil: O Fantástico Mundo de Bobby

Nome em inglês: Bobby's World

Nome em espanhol: El Mundo de Bobby

Emissoras no Mundo:

- Brasil: SBT, Fox e Fox Kids

- Estados Unidos: Fox e Fox Kids

- Europa e América Latina: Fox Kids (Jetix)

Abertura



Oggy e As Baratas Tontas


Oggy é um gatinho azul, que adora passar os seus dias assitindo TV e cozinhando. Mas as baratas Joey, Dee Dee e Marky não dão sossego e vivem infernizando a vida de Oggy. O desenho lembra Tom e Jerry numa versão mais moderna.
Jack, o gato marrom é o oposto de Oggy: arrogante e mal-humorado, ele reage aos ataques da barata e assim, torna-se um grande alvo para elas.

Curiosidades


Criação: Marc du Pontavice
Produção e Distribuição: Xilam
País de Origem: França

Ano de estréia: 1998

Temporadas: 4
Episódios: 270

A partir da quarta temporada o Cartoon Network entrou como co-produtor e distribuidor da série através da subsidiária da Malásia.

Nome original (em francês): Oggy et les Cafards
Nome em inglês: Oggy and the Cockroaches
Nome em espanhol: Oggy y las Cucarachas
Nome em italiano: Maledetti Scarafaggi
Nome no Brasil: Oggy e as Baratas Tontas

Emissoras no Mundo:
- Brasil: Globo, Fox Kids, Jetix e Cartoon Network
- Canadá: YTV
- França: Canal J, France 3
- Japão: Cartoon Network
- Estados Unidos: FOX e Cartoon Network
- Inglaterra: ITV e Fox Kids (Jetix)
- México: TV Azteca
- Chile: Fox Kids (Jetix)
- Itália: Fox Kids (Jetix)

Abertura







domingo, 9 de novembro de 2008

As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy




A historia do desenho se inicia quando Puro-Osso, o ceifador sinistro, entra na casa de Billy, para ceifar a alma de seu hamster, mas Mandy não deixa que isso aconteça, e desafia Puro-Osso a um jogo de limbo. Se Billy e Mandy ganhasse, eles ficariam com o hamster e Puro-Osso se tornaria amigo deles para sempre, e, se Puro-Osso ganhasse ficaria com a alma do hamster.
Billy e Mandy vencem o desafio no Reino do Limbo contra o representante da morte, Puro Osso. Então, o desenho trata de acontecimentos estranhos e sinistros, como que diários, da relação de Puro-Osso (criatura mágica e imortal) e Billy e Mandy (crianças normais).
Gradualmente, Puro-Osso passa a se acostumar com sua nova vida, e passa a ter uma relação de amor-odio para com as crianças, esperando que um dia seja libertado de sua escravidão. Geralmente, vai ao Submundo, abrindo um vórtice usando sua foice, e visita vários planos da existência, incluindo variações do Além, como o Nirvana, Asgard e o "Baixo Diabo".

Billy e Mandy viajaram com Puro Osso a lugares como os Corredores do Tempo (onde acidentalmente viraram as suas ampulhetas da vida e passaram a rejuvenescer até desaparecerem), o Circo do Medo (onde crianças humanas fazem parte do show de horrores) e até o Asilo do Submundo (que abriga antigos monstros dos contos de horror, como o Drácula, a Noiva do Frankeinstein e o Lobisomem).

A foice de Puro Osso também pode invocar monstros, criaturas sobrenaturais e habitantes do Submundo a Endsville, além de levar as almas das pessoas para o Além, mas Mandy o proíbe. O universo é o mesmo de Mal Encarnado, os personagens dos dois desenhos se encontram em alguns episódios.
O desenho ainda faz referências a outros desenhos do Cartoon Network e Hanna-Barbera. Já rendeu produtos e um filme.
Curiosidades
Criação: Maxwell Atoms
Produção e Distribuição: Cartoon Network
País de Origem: Estados Unidos
Nome em inglês: The Grim Adventures of Billy and Mandy
Nome no Brasil: As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy
Nome em Portugal: As Aventuras Horripilantes do Beto e da Mena
Nome na América Latina: Las sombrías aventuras de Billy & Mandy
Nome na Espanha: Las macabras aventuras de Billy y Mandy
Nome na França: Billy et Mandy, aventuriers de l'au-delà
Nome francês no Canadá: Malices et Menaces
Nome em italiano: Le Tenebrose Avventure di Billy e Mandy
Temporadas: 7
Episódios: 78
Estréia: 24 de Agosto de 2001
Final: 12 de Outubro de 2008
Emissoras no Mundo:
- Estados Unidos: Cartoon Network
- Canadá: Cartoon Network
- França: Cartoon Network
- América Latina: Cartoon Network
- Brasil: Cartoon Network e SBT
- Chile: Red Television
-Portugal: Canal 2
Abertura




Publicado na imprensa

Quem precisa da TV aberta?

O que restou na televisão aberta para os "baixinhos", como diz Xuxa, passada a era das apresentadoras loiras? Com raras exceções, como o "Cocoricó", da Cultura, a TV aberta se mostra cada vez menos capaz de criar fenômenos entre crianças e os chamados "tweens", os pré-adolescentes. As "paixões" da meninada hoje são "Backyardigans", "Ben 10", "High School Musical" e outros programas totalmente gestados em canais pagos, que estampam milhares de subprodutos, de DVDs a cuecas e macarrão instantâneo. Essa transformação se relaciona diretamente ao fato de as grandes redes abertas terem reduzido significativamente o investimento em programas infantis, considerados caros. Além disso, a TV paga aumentou sua penetração no país. Em 2003, quando voltou a crescer, eram 3,5 milhões de domicílios, hoje são mais de 5,5 milhões, 80% da classe AB. Por fim, os canais infantis ampliaram substancialmente a base de assinantes e estão entre os líderes de alcance. O Discovery Kids, pré-escolar, tem mais assinantes do que qualquer canal pago. De 2,2 milhões em 2002, já ultrapassou 4,8 milhões, contra 4,1 milhões da Warner e 3,9 milhões do Multishow, populares canais de entretenimento. O Cartoon tem 3,8 milhões, o Disney e o Nickelodeon, 3,6 milhões cada um, o Jetix, 3,2 milhões e o Boomerang, 2,8 milhões. A TV Rá-Tim-Bum, único infantil fechado nacional, está com 1,6 milhão ("Mídia Fatos" 2008). No Discovery Kids, os telespectadores adoram "Hi Fi", "Lazytown", "Charlie & Lola" e os "Backyardigans". Os pequenos têm mochilas, pelúcias e fazem festas de aniversário com esses personagens. Garotos maiores são fãs, entre outros programas, de "Ben 10", desenho criado pelo Cartoon que já virou filme para a TV. Ben, garoto que se torna herói ao girar o relógio, estampa mais de mil produtos só no Brasil. Já os pré-teens são ávidos consumidores dos mais de 500 produtos do "High School Musical", filme realizado e exibido pelo Disney Channel no qual uma banda se forma na escola, e seus "filhotes" com enredos semelhantes, como "Hannah Montana" e "Camp Rock". Muitos desses programas chegam à TV aberta -"Backyardigans" passou pela Rede TV!, "Ben 10" vai ao ar no SBT e "High School" foi exibido pela Globo. Mas quando isso ocorre, o fenômeno já está consolidado, ainda que possa ser alavancado, segundo executivos entrevistados pela Folha, visto que a TV fechada está em menos de 10% dos lares. "Quando "Ben 10" chegou ao SBT, já era sucesso no Cartoon. Mas a venda de licenciados foi multiplicada talvez por dez. Não podemos ignorar a classe C, que não tem TV paga e é ávida por consumo", diz Adriana de Souza, diretora de licenciamento do Cartoon no Brasil. Para Herbert Greco, diretor de marketing da Disney no Brasil, a TV aberta nem sempre tem esse poder. "Quando os programas vão para canais abertos, já estouraram. Às vezes, espera-se aumento das vendas e isso não ocorre." O êxito de canais infantis é ligado também à segmentação da TV fechada. "Pensamos 24 horas em crianças. Na TV aberta, isso não acontece", afirma André Rossi, gerente de programação do Discovery Kids. E aí vem a segmentação da segmentação. Disney e Nickelodeon acabam de lançar Playhouse Disney e Nick Jr., que disputam com Discovery Kids. São três canais só para "baixinhos" de zero a cinco anos. Não há Xuxa que dê conta. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0911200808.htm

Crianças agora querem novelinhas, afirmam canais

"Live action". Esse é o termo do momento entre os canais para crianças e pré-adolescentes. Engloba tudo o que não é desenho animado, mas produzido com pessoas "de verdade", como séries, programas com apresentadores, "reality shows" e até novelinhas. "É um fenômeno recente entre crianças a partir de uns sete, oito anos. Esses programas geram uma identificação imediata com o público. Eles gostam de tramas que falam do primeiro romance, de moda, da escola, que tenham algo "real". Mesmo os desenhos animados para essa fase estão se aproximando do "real'", diz Carolina Vianna, diretora de marketing no Brasil da Viacom, da Nickelodeon. André Rossi, gerente de programação do Discovery Kids, observa a tendência entre pré-escolares. Por isso, o canal investiu em novas atrações com pessoas, como "As Aventuras de Bindi", com uma garota que fala da natureza, e "Mister Maker", no qual o apresentador ensina a fazer trabalhos manuais. Na opinião de Vianna, isso tem a ver com "a precocidade das crianças, o avanço da tecnologia, a internet". Entre os sucessos do Nickelodeon nessa área estão o "reality" "The Naked Brothers Band" (dois irmãos que tocam rock) e o seriado "iCarly" (cantora que começa a carreira na escola). Como se pode ver, são "parentes" do megafenômeno do "live action", o "High School Musical", do Disney Channel. Tem também "Karku", a primeira novela teen exibida no Nickelodeon, do Chile. No próximo ano, estréiam uma trama da Venezuela e outra realizada na Argentina. E já está nos planos a produção de uma novela no Brasil. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0911200810.htm